segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Chat

O CHAT

O chat é um meio de comunicação informal oferecido na Internet, da qual, o usuário pode conversar com uma ou mais pessoas ao mesmo tempo. É usado para conversar, trocar informações, divertir e também como recurso de interação em ambientes de ensino e aprendizagem na EAD (Ensino a distância).
Quando o usuário entra em um chat, ele poderá escolher uma sala de bate-papo virtual que mais lhe agradar, de acordo com o assunto de interesse comum dele e de outros usuários, como por exemplo: jardinagem, religião, amizade, namoro, dentre outros. O usuário pode também criar uma sala com assunto de seu interesse. Enfim, são várias salas com temas bastante diversificados.
Existem regras de etiqueta e símbolos usados para indicar o conceito emocional do que está sendo descrito. Existe uma linguagem informal utilizada e criada pelos usuários de chat com, por exemplo: porque (pq), não (ñ, naum), escreve de onde? (tc dnd?), você (vc), aqui (aki), tchau (xau).
A objetividade e rapidez são elementos básicos desta forma de comunicação. Porém, recursos como o chat requer atenção por parte dos educadores, pais e professores, no sentido de acompanhar o uso que as crianças e jovens fazem quando estão navegando pela internet e participam de meios comunicativos como o chat para que não sejam alvos de má intenções.
Para esse comentário gostaríamos de ressaltar esses espaços como caminhos viáveis e importantes para a construção de conhecimentos em estudos a distância. Além disso, a utilização de recursos ou ferramentas em ambientes informatizados reconstrói a lógica da vida dos sujeitos participantes criando uma transformação do seu processo pedagógico, quando são baseados na exploração da rede na construção cooperativa de conhecimentos, nas interlocuções que ocasionam mediações entre professor – aluno e quando o ambiente tem design que possibilita inúmeras possibilidades de interação sincrônica (simultânea e com sintonia).
Alunas: Rosana Marques
Andreza Maria
Luana Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário