segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Podcast

Segundo nossas pesquisas, os podcasts são arquivos de áudio transmitidos via internet.. Neles, os internautas oferecem seleções de músicas ou falam sobre os mais variados assuntos, exatamente como acontece nos blogs. A palavra que determina esta nova tecnologia surgiu da fusão de iPod e broadcast (transmissão via rádio).  Para entender melhor esse recurso, entrevistamos o professor Leonardo Augusto, graduado em Ciências Biológicas pela PUC-MG e mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG.  

Entrevista:

1-      O que é Podcast?

Compreendo um "Podcast" como conjunto de arquivos de áudio que podem ser postados, organizados e acessados via internet, em uma organização de difusão midiática que se assemelha com o rádio.

2-      Como é usado?

Os programas ou arquivos são gravados em formatos digitais que serão armazenados em um servidor na internet. A produção do podcast pode ser atribuída a uma única pessoa, tendo como recurso básico um microfone ou gravador digital, um computador conectado a internet e um servidor para o armazenar os programas registrados.
Os arquivos podem ser ouvidos diretamente pelo navegador de internet ou "baixados" para o computador. Em muitos sites, o serviço disponibiliza outros recursos para sua utilização como a personalização visual, a inserção de anúncios e recursos funcionais como o avanço rápido, retrocesso, pausa e controle do volume.

3-      Quais as vantagens e as limitações?

 O podcast pode ser visto como uma maneira facilitada de produção e distribuição de conteúdos, considerando que os mesmos ainda podem sofrer influências de direitos autorais e fonográficos, desde que sejam apenas reproduções. Ainda assim, o podcast além de favorecer a publicação desses conteúdos, também permite uma interação mais dinâmica entre o produtor e o ouvinte, além de ser um artefato de fácil acesso, por vezes gratuito que apresenta potencial para sua utilização em projetos educativos, estimulando os educandos a fazerem uso criativo dos recursos de tecnologia da informação e comunicação. As limitações por vezes abrangem recursos materiais tais como, o computador com acesso a internet e equipamentos de gravação. O planejamento dos programas a serem apresentados, a divulgação do artefato entre o público alvo, o processo de constante avaliação dos programas realizados, e a atualização desses programas também são destacados como potenciais limites. Com o surgimento de novas mídias que acrescentam recursos de vídeo para além do áudio, o podcast também enfrenta o desafio de sua usabilidade em meio à exposição visual de programas que em geral sensibilizam mais os usuários.

4-     Quais os exemplos de podcast?

 Inicialmente fiz uso do podcast em sala de aula, posteriormente fizemos seu uso como proposta de projeto de trabalho em uma disciplina dentro do mestrado. Essas foram as experiências mais significativas que tive com o artefato, no entanto, em determinados momentos procurei acessar podcasts educativos, informativos, de variedades, bem como aqueles em ciência e tecnologia. Não fiz uso nem conheço podcasts religiosos e com demais finalidades.
Destaco alguns produzidos e disponibilizados dos quais recordo que já fiz acesso, são eles: Podcast do Portal Globo, da Revista Galileu e Nasa.
No momento ressalto o projeto "Pílulas de Ciência" desenvolvido pela UFMG que desenvolve programas que possuem particularidades que se assemelham ao podcast, trazendo inovações em áudio e vídeo.


5-      Tivemos algumas dúvidas em exemplos do que seria o Podcast. O Youtube seria um Podcast?

Eu não reconheceria o Youtube como um Podcast, entendo que sua essência apresenta divergências básicas acerca da estrutura de um Podcast, até mesmo pelo seu maior potencial de abrangência. O Youtube nesse caso, poderia representar uma outra categoria no que se refere a uma ferramenta de informação e comunicação com recursos diferenciados em relação ao Podcast.


Componentes do grupo: Lorena Martins, Natália Fonseca e Viviane Amore. 

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